Greg Gorman já realizou mais de cinquenta exposições nos Estados Unidos, Europa e Japão.
Também em Lisboa (onde expõe pela primeira vez) o famoso fotógrafo irá mostrar cerca de cem imagens produzidas nos últimos anos. « O seu trabalho reflecte a forma directa, incisiva e autêntica que o fotógrafo utiliza na abordagem do retrato e do nu. Greg Gorman não nos dá espaço para que possamos interrogar-nos subjectivamente sobre tal ou tal personagem: ele revela-nos com transparência e sem subterfúgios quem está do outro lado da câmera. Os seus fotografados são assim como que "prisioneiros" dessa inofensiva autenticidade e deixam-se "apanhar" pela afável forma de fotografar de Greg Gorman.
Depois, vem a luz, essa varinha mágica dos grandes mestres: Greg Gorman domina-a com uma simplicidade espantosa, dando-nos a impressão que esta não poderia ser utilizada de outra maneira. Ao olharmos os seus retratos somos assaltados por essa ideia de autenticidade. Podemos apreciar um Robert de Niro, uma Leonardo DiCaprio, ou uma Sónia Braga ou uma Kim Bassinger para entendermos a essência desses actores-pessoas. E os nus?
De novo se impõe o confronto com a velha interrogação: é a fotografia uma forma de arte?», Paulo Roberto, in Homem Magazine, Jan., 99.
O magnífico Palácio Pombal vai albergar a grande exposição de Greg Gorman.
Situado no coração histórico de Lisboa, o Palácio Pombal (que já pertenceu às famílias Farrobo e Quintela) foi, durante a 1.ª invasão francesa a residência oficial do General Junot. Mandado construir no século XVIII, o palácio conta nas suas salas com frescos excepcionais, sendo um monumento nacional de grande qualidade arquitectónica. A sede cultural do IADE – Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing – o Palácio Pombal é hoje um autêntico centro de cultura que visa servir não só o universo do instituto, como também o público em geral.
A sua vinda a Portugal é organizada pelo Studio8a: Tel.: 217960007